Quando o assunto é Preço ou Qualidade muitos empreendedores na maioria das vezes tem uma falsa percepção de que, quanto mais barato for um produto a qual eles tendem a oferecer ao consumidor, maiores serão as chances para a obtenção de sucesso. No mundo dos negócios nem sempre o mais barato se torna relevante e é por isso que o foco de um empreendedor não deveria estar voltado ao preço que oferece ao mercado e sim na qualidade diante de seus produtos ou serviços. Ou seja – “Não seja o mais barato, seja o melhor”.
Essa frase seria basicamente o lema de todo empreendedor que almeja o sucesso. De certo modo ela demonstra os segredos de muitos negócios que alcançaram o crescimento pleno e o reconhecimento do seu público, e com isso vem sendo usada para demonstrar a necessidade de manter uma parte do foco empreendedor voltada apenas a qualidade ofertada.
Confira este post e entenda a importância de se compreender o lema: Preço ou Qualidade – “Não seja o mais barato, seja o melhor.” Para que se consiga entender a importância por trás da ideia descrita no lema – Preço ou Qualidade – “não seja o mais barato, seja o melhor” basta pensar em duas companhias que nos dias atuais possuem uma grande relevância sobre o mercado de tecnologia. As empresas são a Apple e a Samsung. Ambas as empresas são conhecidas por competirem pelo mesmo público e oferecerem dispositivos de qualidade imensurável por preços que, hoje podem ser considerados muito acima do mercado.
No caso da Samsung pode-se dizer que a oferta de dispositivos tende a ser mais em conta em relação ao preço, isto é, os preços de alguns dispositivos são mais baixos, enquanto a Apple segue ofertando sua linha de dispositivos por preços que tendem ser considerados os mais altos do mercado. A empresa norte-americana não abre mão, e não oferece os seus produtos por preços mais baixos, e para suprir a sua “desvantagem” diante de sua principal concorrente (que seria os preços mais em conta da Samsung) ela foca totalmente na qualidade de seus dispositivos.
Claro que nos dias atuais pode-se dizer que a qualidade dos dispositivos ao qual a Samsung desenvolve não ficam muito atrás da Apple e muitos podem até ser tidos por alguns como tendo uma qualidade superior. Mas entenda que a disputa das duas empresas não possui um foco principal na conquista do consumidor pelo preço ofertado a partir de seus produtos, e sim sobre a qualidade dos mesmos. Entenda, elas desejam se tornar as melhores em seu mercado, e não as mais baratas. Preço ou Qualidade?
A importância de focar na qualidade e não apenas no preço Ao analisar o exemplo que fora citado acima, a tendência é percebermos que a maioria dos consumidores não estão preocupados apenas em adquirir uma opção de produto com preço relativamente baixo e sim um produto que te ofereça diferenciais de qualidade que sejam coerentes com o valor monetário cobrados por eles. Por isso, sua empresa deve focar na qualidade para que obtenha um maior reconhecimento no mercado que atua e tenha um público relativamente fiel.
Ambas empresas Apple e Samsung possuem um público fiel, e isto passou a ser a máxima de seu sucesso à partir do momento que todas as suas estratégias comerciais passaram a focar no lema “não seja o mais barato, seja o melhor”. Elas conquistaram a confiança do consumidor e hoje realizam as suas vendas não por conta do preço que baixou no mercado, mas sim pela características excepcionais de seus produtos.
Não é algo simples d
e se fazer? Exato, mas é uma estratégia que pode te proporcionar muitos benefícios para o crescimento de sua empresa. Focar na qualidade de produtos e na ideia de ser o melhor no mercado que atua não é um investimento simples ou barato. E tende a solicitar grandes investimentos para que se desenvolva produtos ou serviços inovadores e ofertar uma maior qualidade para seu publico alvo. Porém, este tipo de atitude colocará sua empresa em destaque diante do seu mercado consumidor perante os seus concorrentes diretos.
É um tipo de investimento a longo prazo que pode
com certeza lhe auxiliar a conquistar o sucesso e o reconhecimento que tanto deseja. Conclusão Quando o assunto ou seu grande dilema for Preço ou Qualidade, aconselhamos:
- Não seja o mais barato, seja o melhor”.